PROFESSORES,
VALE MUITO A PENA CONFERIR!
A revista NOVA ESCOLA, março/2008, publicou a reportagem “Troca de Saberes” apresentado projetos e atividades inovadores que podem ser compartilhados com os educadores de todo o Brasil. O incentivo ao registro de idéias e experiências pedagógicas bem-sucedidas, blogs, publicações impressas e atitudes inovadoras; e, a necessidade, como também, o prazer de compartilhar conhecimentos são fatores que levam educadores a reflexão e formação cotidiana da construção do saber, que só acontece, segundo Lev Vysgostsky (1896-1934), por meio das relações humanas.
Blogosferamarli é o espaço virtual que a Professora de Língua Portuguesa/RS utiliza para divulgar suas idéias e experiências pedagógicas e se atualizar constantemente; nele encontramos discussões interessantes, artigos , dicas de impressões virtuais e de livros, outros blogs, e muito mais...
Acesse http://www.blogosferamarli.blogspot.com/ e descubra infinitas possibilidades, que a linguagem tecnológica oferece como instrumento capaz de incentivar, como também, fazer refletir a dinâmica do aprender/ensinar. Como experiencia Marli, "...o blog é um espaço de reflexão coletiva, onde os interagentes vão somando ou confrontando idéias e, pela rede formada, fazendo trocas, interligando-se a outros blogs, por onde os temas discutidos podem se esparramar. Considerando essa visão, temos um forte instrumento de comunicação na mãos, voz e vez para expor nossas idéias..."-Postagem: Blog: Espaço de autoria e comunicação.
A pedagoga Mary Grace afirma: “O computador pode contribuir tanto para ensinar os conteúdos tradicionais de maneira convencional, como também de maneira inovadora. Na forma tradicional, o professor é o centro do processo de ensino, é ele quem apresenta o "conteúdo" aos alunos, neste caso, enriquecido com imagens, sons, simulações, animações e possibilidades que vão muito além do que o material didático impresso permite. Porém, o grande diferencial do computador e da Internet é justamente poder trabalhar de maneira desafiadora e colaborativa com os alunos, de modo que eles não sejam meros receptores de informação, mas sim autores, produtores de conhecimento. Ao criar um blog, podcast, vídeo, História em Quadrinhos, dentre outras possibilidades, os alunos aprendem muito mais tanto o conteúdo motivador destas publicações, como também como trabalhar em equipe e o sentido social do que fazem. Neste contexto, os alunos são protagonistas, conseguem perceber maior valor em suas produções e a avaliação deixa de ser apenas do professor, uma vez que podem contar com opiniões que ultrapassam os muros da escola ."
Mary Grace Martins, Pedagoga, Especialista em Design Instrucional para cursos on-line (UFJF), Mestranda em Educação (USP), Docente na disciplina de Didática (Uniban), Consultora Microsoft Educação, Editora do Blog
Vivência Pedagógica -
http://www.vivenciapedagogica.com.br/
Algumas dicas para você criar o seu blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário